PROFESP

BABR sedia reunião de Núcleos do PROFESP no DF

Encontro teve o objetivo de planejar e propor atividades entre os Núcleos a partir de 2024, promovendo o intercâmbio regional em prol do programa
Publicada em: 03/10/2023 16:10
Imprimir
Fonte: BABR, por Tenente Michelle Daniel
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Brasília (BABR) sediou a 1ª Reunião de Planejamento de Atividades Conjuntas entre os Núcleos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) das Organizações Militares sediadas no Distrito Federal (DF). O encontro foi realizado em setembro e teve o objetivo de planejar e propor atividades entre os Núcleos a partir de 2024, promovendo o intercâmbio regional em prol do programa.

Além da proposta de intercâmbio entre os Núcleos, a atuação, a rotina, as atividades, as instalações e parcerias dos respectivos núcleos que atuam no DF foram discutidos durante a reunião. “A intenção é que seja realizada uma reunião periódica anual para trocar informações com a possibilidade de ampliar parcerias que tragam benefícios para o programa no âmbito regional”, destacou o Coronel Aviador Roberto, coordenador regional do PROFESP.

Conforme o coordenador, aproximadamente 800 crianças são atendidas pelo PROFESP no Distrito Federal por meio dos Núcleos que estão atualmente em atividade, desenvolvidos pelas três Forças: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. “Aplicaremos o planejamento pedagógico já no próximo ano. Nosso objetivo é que haja atividades conjuntas, interação entre as crianças e visitas entre os Núcleos”, afirma o Coronel Roberto.

O evento, organizado pela Coordenação Regional do PROFESP do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), contou com a participação de representantes de diversas Organizações Militares como Escola Superior de Defesa (ESD), Comando Militar do Planalto (CMP), Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GPTFNB), Centro de Instrução e Adestramento de Brasília Almirante Domingos de Mattos Cortez (CIAB), Estação Rádio da Marinha em Brasília (ERMB) e da própria BABR.

Na Base Aérea de Brasília o projeto surgiu em 2013, voltado para os alunos de escola pública para a prática de esportes em horário diferente da atividade escolar. Dessa forma, o projeto promove a valorização pessoal e fortalece a integração social e a cidadania. Atualmente, o Núcleo do PROFESP da BABR atende 212 alunos da Escola Classe Ipê, na área da Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante (CRENB), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os estudantes, entre meninos e meninas, na faixa etária de 8 a 11 anos, são atendidos até o fim deste ano. São ofertadas diversas modalidades como vôlei, futebol e diversas ações recreativas, além de ensinos sociais, de promoção à saúde e acesso à alimentação.

PROFESP

O Programa Forças no Esporte é um programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marina do Brasil, Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e de Ministérios parceiros, destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de 6 até 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Como extensão do PROFESP, o Projeto João do Pulo (PJP) é voltado para o atendimento de pessoas com deficiência de ambos os sexos, priorizando crianças e jovens a partir dos seis anos, também em situação de vulnerabilidade.

As informações sobre o programa podem ser encontradas no site do Ministério da Defesa, na opção "Atuação" - "Programas Sociais".

Foto: BABR